Psicologa em Curitiba

psicologoa em curitiba

Atendimento Psicológico Domiciliar (home care)

O home care é o cuidado prestado por profissionais de saúde diretamente na casa de pacientes com alguma necessidade específica, podendo ser realizado para cuidados de enfermagem, fisioterapia à domicílio, elaboração de curativo especial, atendimento de médico especialista, cuidador formal, entre outros tratamentos.

A modalidade de atendimento psicológico é muitas vezes ignorada ou esquecida, contudo, especialmente neste peculiar momento, é de grande valia.

Tem como objetivo principal, auxiliar no processo de doença atual, visando uma melhor qualidade de vida do paciente, sendo possível em algumas situações específicas como:

  • Pacientes acidentados, com dificuldades de locomoção ou acamados;
  • Idosos;
  • Pacientes em cuidados paliativos;
  • Pacientes em processo de fim de vida;
  • Pacientes com depressão profunda;
  • Pacientes com síndrome do pânico;
  • Pacientes com agorafobia;
  • Pacientes com fobia social.

O acompanhamento domiciliar do psicólogo, pode ser indicado ou solicitado pelo próprio paciente, por seus familiares, pelo médico ou pela equipe de saúde que o acompanha. Entretanto, será o psicólogo quem irá avaliar a demanda e identificar a necessidade de acompanhamento em cada situação.

No momento de avaliação, será verificada a importância do acolhimento e/ou orientação das pessoas que estão próximas ao paciente, podendo o atendimento também ser focado aos familiares e/ou profissionais responsáveis por seus cuidados.

Assim como no atendimento presencial é estabelecido um contrato de prestação de serviço, em que também será combinado dia/hora do atendimento e a sua periodicidade.

O trabalho do psicólogo inclui compreender e traduzir os aspectos do paciente sobre seu momento atual,além de traduzir o paciente para a equipe de saúde que o acompanha, informando sobre sua psicodinâmica e facilitando esse relacionamento.

O psicólogo deve, também, estar atento às questões éticas, previstas no Código de Ética Profissional, como, por exemplo, ao entrar na casa de um paciente o psicólogo estará em contato com muitas informações e dados que o paciente não escolheu revelar. Desta forma, cabe ao profissional abordar apenas o conteúdo que o paciente trouxer ou as situações que tenha presenciado. Os familiares também podem se sentir constrangidosao receber o psicólogo em sua casa, pois muitas vezes não sabem como posicionar o psicoterapeuta, se como uma visita, amigo oufamiliar. É muito importante que o psicólogo oriente o paciente, a família e a equipe de saúde, sobre seu papel naquele momento, delineando seu espaço, seus limites e suas possibilidades.

Outro ponto importante para o psicólogo que acompanha um paciente em sistema home care, é cuidar para não se envolver em questões familiares, domésticas e particulares.Deve-se guiar seu trabalho no fato de que está ali para prestar um serviço específico àquele indivíduo e não à família, a menos que a situação em questão envolva diretamente o paciente.

Giovanna Borba

Psicóloga Hospitalar

CRP 08/20898

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar agora
Olá, você está precisando de ajuda?
Olá, você está precisando de ajuda? Me chame agora no WhatsApp